domingo, 31 de outubro de 2010

cuidar do teu gato - dicas

Como todos os animais domésticos, o gato precisa de cuidados e muitos mimos:
  • Higiene e escovagem:
    • Corte as unhas do seu gato com alguma regularidade. Uma vez por mês é suficiente.
    • Pode limpar também os ouvidos do seu gato 1 vez por semana, com um liquido apropriado, para evitar a acumulação de cerúmen e prevenir otites.
    • O seu gato adora lavar-se e muitas vezes parece que é só isso que basta para que se mantenha em boas condições, mas usar uma escova de pêlos macios faz muito mais pelo seu gato: Oxigena a pele, remove detritos celulares e sujidade, estimula a renovação do pêlo e espalha os óleos naturais da pele por todo o corpo, obtendo assim um pêlo mais brilhante e saudável.
    • Se for um gato de pêlo curto, uma escovagem por semana é o suficiente para remover detritos e pêlos mortos. Em caso de estar em época de muda, deve ser escovado diariamente para evitar a formação de bolas de pêlo no estômago e nos intestinos. Sinais de tosse persistente, obstipação ou vómitos visite o veterinário para que possa prescrever uma pasta especial para problemas de bolas de pêlo.
    • Se tiver pêlo comprido é fundamental escová-lo todos os dias com uma cardadeira e um pente de metal de forma a evitar a formação de nós. Pode adicionar um spray acondicionador para hidratar o pêlo enquanto o desembaraça para evitar que se quebre.
    • Se o seu gato apresentar caspa, pode sempre suplementar a sua alimentação com ácidos gordos essenciais ómega 3, que além de tornarem o pêlo mais brilhante e sedoso e são anti-inflamatórios naturais.

  • Alimentação:Uma boa alimentação é o segredo de uma vida longa e saudável. Nos gatos castrados e sedentários é particularmente importante uma alimentação baixa em calorias pois têm tendência para a obesidade, sendo esta uma das principais causas de diabetes, problemas articulares, hipertensão e cancro em gatos a partir dos 6 a 7 anos de idade.
    • Uma ração equilibrada, de boa qualidade, maioritariamente constituída por granulado (para evitar problemas dentários) e alguns patés excepcionalmente, é a melhor alimentação para ele.
    • A maioria dos gatos prefere ter sempre o seu prato de comida à disposição para se alimentar várias vezes ao dia. Isso não quer dizer que se deva encher o prato cada vez que se encontra vazio sem ter em conta a quantidade diária recomendada.
    • Muitos donos se surpreendem pelas quantidades reduzidas de ração que normalmente as marcas, de melhor qualidade, indicam nas embalagens. A explicação é simples: são rações com alta digestibilidade e elaboradas com ingredientes de 1ª qualidade. São por isso bastante concentradas.
    Atenção: Nunca dê chocolate, alho ou cebolas ao seu gato. São tóxicos.

  • Higiene Dentária:Os gatos, tal como os humanos, têm a boca cheia de bactérias que se alojam nos dentes, juntamente com a saliva e restos de alimentos, para formar tártaro. É um problema comum nos nossos animais e que compromete a sua saúde a longo prazo. Mau hálito, gengivite, salivação excessiva, dor ao mastigar, perca de dentes, abcessos e disseminação de bactérias para a corrente sanguínea que podem afectar outros órgãos vitais, são tudo cenários possíveis se não tiver o cuidado de escovar os dentes do seu gato, pelo menos uma vez por semana, com uma pasta apropriada.
    Muitas vezes estes problemas só são detectados numa consulta de rotina e frequentemente já em estado avançado. Nestes casos é aconselhado a fazer uma destartarização.
  • Esterilização das fêmeas:
  • Têm a vantagem óbvia de prevenir gravidezes indesejadas com os incómodos e percalços que lhe são inerentes como o aumento das despesas com a mãe e gatinhos, partos difíceis ou cesarianas, abortos complicados, dificuldade em arranjar bons donos para os gatinhos, etc… e tudo o que está associado ao período de cio como alterações comportamentais e vocalizações excessivas.
  • Têm também vantagens adicionais, sendo a mais importante, a prevenção de cancro de mama. Se a esterilização for realizada antes do primeiro cio ou logo a seguir, reduz quase a zero as probabilidades de vir a desenvolver este tipo de tumor que costuma surgir a partir dos 6 ou 7 anos.
  • Devido à remoção dos ovários e do útero, também se previne o aparecimento de outras patologias relacionadas com o aparelho reprodutor, tais como, piómetras (útero cheio de pus) e cancro dos ovários.
  • Os contraceptivos ou os abortivos, não substituem a esterilização pois têm muitos efeitos secundários, causando frequentemente piómetras e aumentam exponencialmente a incidência de cancro de mama.

  • Esterilização de machos:
    A esterilização dos gatos machos tem vantagens tanto a nível comportamental como em termos de saúde. A nível comportamental, reduz dramaticamente a marcação urinária, reduz a agressividade para com outros gatos e têm menos tendência para fugir de casa, tornando-se geralmente mais calmos e mais dóceis.
  • Em termos de saúde evita os tumores testiculares.
  • É uma cirurgia de rotina com uma recuperação muito rápida, que se costuma fazer por volta dos 7 meses de idade.
  • Um dos efeitos secundários é o aumento de peso mas que é facilmente controlável com uma redução de 1/3 da dose diária de ração

2 comentários: